Utilizando Solidworks para projetos de estruturas metálicas

15/09/2013 21:40

Projetos otimizados e eficientes exigem a utilização de teoria e tecnologia. Nesse cenário, os softwares de modelagem e simulação vem tomando espaço nos ambientes de projeto. A concepção é facilitada pela extensa disponibilidade de bibliotecas de projeto e a qualidade é obtida pelas antigas teorias numéricas aplicadas em modelos computacionais. Isso possibilita ao projetista subsidiar suas decisões de projeto de forma mais concreta e objetiva.

O Solidworks é um exemplo de software de suporte ao projeto de componentes mecânicos. Seu ambiente simplicado permite a concepção de estruturas simples até as mais complexas, possibilitando análises estruturais através do módulo "Simulation" que permite incluive otimizar parâmetros tornando o projeto mais eficiente.

Ressalta-se que tais simualções dependem essencialmente dos parâmetros de entrada, que devem ser cuidadosamente obtidos através das normas/códigos vigentes. Nenhum softaware gera resultados de forma autônoma, dessa forma, é fundamental o entendimento e análise dos parâmetros a serem inseridos.